Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Alcobaça, Batalha e Tomar!

Este post ainda faz parte do nosso 5º dia em Portugal. Na parte da manhã (e um pouquinho da tarde), visitamos Óbidos e Nazaré e deixamos Alcobaça, Batalha e Tomar para a parte da tarde, lembrando que o destino final era Fátima.



Lembrando também que conseguíamos fazer muitas coisas no mesmo dia porque era verão. Os dias estavam longos e acordávamos cedo!


MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Chegamos no Mosteiro de Alcobaça por volta de 15h30, não fizemos a visita guiada, conhecemos apenas a igreja. O mosteiro também é conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça e é a primeira obra plenamente gótica erguida em Portugal, apesar de uma reforma ter colocado a fachada da igreja como barroca.



A construção do mosteiro se iniciou em 1178 pelos monges cistercienses. Foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e foi eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal. Vocês notarão diferenças de cores e iluminação em várias fotos, isso acontece porque usamos máquinas diferentes e as vezes até o celular.


O mosteiro é famoso por abrigar os túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro. Conhecem a expressão: Inês é morta ou agora é tarde, Inês é morta? Pois essa expressão se refere a Inês de Castro que está sepultada no Mosteiro de Alcobaça. Muitas expressões surgem devido a lendas, mas no caso da expressão referida aqui, é devido a uma história real.



Pedro, filho do rei D. Afonso IV casou-se obrigado, aos 16 anos, com D. Constança, filha de um príncipe espanhol. A intenção dos dois nobres era de que com essa união reinasse sobre Portugal e Espanha um período de paz. Porém Pedro apaixonou-se por Inês de Castro, uma das damas de companhia de D. Constança e mantiveram uma relação adúltera por mais anos, que rendeu ao casal, três filhos.


D. Afonso IV não via com bons olhos a relação do filho com Inês de Castro, e mandou exilarem Inês no Castelo de Albuquerque, na fronteira castelhana. Depois que sua esposa, D. Constança faleceu, Pedro trouxe Inês de volta e viveram juntos em Coimbra. Com medo de que a atitude do filho colocasse a diplomacia em risco, D. Afonso IV ordenou em 1355 a execução de Inês, aproveitando que o filho estaria fora em viagem.


Dois anos mais tarde, quando se tornou rei, D. Pedro I, contou que se casou em segredo com Inês de Castro, declarando-a rainha e legitimando os filhos do casal. Também perseguiu os assassinos de Inês para matá-los. Um deles o rei quis ter a honra de matar pessoalmente. O condenado suplicou que ele estava cumprindo ordens e que estava arrependido. D. Pedro I apenas disse: Agora é tarde, Inês é morta.



Também ouvi a versão de que na verdade a frase foi dita quando ele coroou os restos mortais de Inês de Castro. Sendo assim, cabe a você leitor, escolher a que mais lhe apetecer. Hoje a frase é usada para conceituar a inutilidade de certas ações.



Ao contrário do que se vê em muitos lugares com os túmulos dos amados um ao lado do outro. D. Pedro I ordenou que os túmulos fossem colocados um de frente para o outro, assim , no dia do juízo final, eles se levantariam e a primeira coisa que veriam, seria um ao outro.


Os túmulos são feitos em calcário, em estilo gótico e há passagens bíblicas desenhadas neles. Outra curiosidade sobre os túmulos é que ambos foram construídos com leões sustentado-os, mas no de D. Inês, os leões têm rostos humanos, os rostos dos assassinos de D. Inês, simbolizando que eles carregariam sua morte por toda a eternidade.



2460-018 - Alcobaça, Portugal
+351 26 250-5128


MOSTEIRO DE BATALHA

Incrível como a cada lugar que eu chegava, eu conseguia ficar ainda mais maravilhada. 


Assim como o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro de Batalha, também é Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas de Portugal.



O mosteiro foi construído no século XV em agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota e é um exemplo das arquiteturas góticas e manuelina.




O mosteiro foi restaurado no século XIX. Nesta restauração o mosteiro sofreu algumas mudanças, como a destruição de dois claustros e numa tentativa de extinção das ordens religiosas em Portugal, a remoção total dos símbolos religiosos.



A fachada principal está decorada com figuras que representam personagens Bíblicos.



O interior está dividido em três naves muito altas. A da direita leva à Capela do Fundador onde estão enterrados o rei D. João I, sua esposa, D. Filipa de Lencastre e seus filhos, chamados por Camões como Ínclita Geração em Os Lusíadas - Canto IV.




O lado oposto leva ao belo claustro real, decorado conforme o estilo manuelino.



As Capelas Imperfeitas também merecem destaque, elas receberam esse nome por nunca terem sidos acabadas.





Também estão enterrados no mosteiro D. Duarte, D. Leonor e outras personagens ligadas a história do mosteiro, como Mateus Fernandes, arquiteto do mosteiro.


Largo Infante Dom Henrique, 2440 - Batalha, Portugal
+351 24 476-5497



CONVENTO DE CRISTO

O Convento de Cristo fica em Tomar, infelizmente não conseguimos chegar ao Convento a tempo de pegá-lo aberto, sendo assim, todas as fotos do interior do Convento de Cristo foram retiradas da internet.

Imagem retirada da intenet
Olhando pelo lado positivo, deixamos mais uma coisa para se conhecer em Portugal, um incentivo para a nossa volta.



Mesmo não tendo entrado, vou falar um pouco do que li sobre o convento. O convento está dentro dos muros do Castelo de Tomar e foi construído no séculos XII pela Ordem dos Templários.



Possui em sua construção a mistura de vários estilos arquitetônicos, seu estilo predominante é o gótico, mas é possível ver traços românicos, manuelinos, renascentistas, maneiristas e barrocos.


O ponto principal do convento é a Charola, que era o oratório dos Templários, de estilo românico, lembra o Santo Sepulcro de Jerusalém.



O Convento de Cristo de Tomar foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1983.



Colina do Castelo, 2300-000 - Tomar, Portugal
+351 24 931-5089

http://www.conventocristo.pt

Terminamos esse dia chegando em Fátima, mas deixarei para o próximo post. Abaixo está o trajeto que fizemos desde que saímos de Lisboa, pela manhã. Se quiser ler sobre as outras cidades é só ver os posts anteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário